O “boom” da gastronomia Peruana

O crescimento e notoriedade contínua da gastronomia peruana é o resultado de uma mistura da diversidade cultural , através de um legado milenar.

O Perú possui uma incrível relevância no cenário gastronômico mundial, sendo considerado um dos países iberoamericanos com melhor gastronomia a nível mundial.

Os peruanos foram ao longo do tempo sendo  reconhecidos após a descoberta de Machu Picchu, e depois disso sua valorização tem sido crescente e o Perú passou a fazer parte do mapa mundial de destinos turísticos mais procurados. Com tudo isso, os turistas começaram a perceber que esta terra inca tinha muito mais para oferecer e começaram a se encantar com sua comida e divulgá-a pelos quatro cantos do mundo.

Não é a toa que hoje o Perú é reconhecido pela quinta vez consecutiva como “O Melhor Destino Culinário do Mundo”.

E tudo isso não vem só da sorte, ou da força de Pachamama, mas de muitos anos de estudo , investigação de ingredientes, pesquisas sobre as influências de migração e mescla cultural, inovação e busca pela excelência.

O Perú possui um número difícil de acreditar em diversidade de alimentos, mas é tudo verdade! São mais de 3.000 variedades de batata e 2.000 de quinoa, além das centenas de ajís (pimentas) e mais de 50 tipos de milho.

Um dos 5 melhores restaurantes do mundo está em Lima, o Central, do renomado chef Virgílio Martinéz (#virgiliocentral) e dentre os melhores 50, estão os restaurantes de Gastón Acúrio (#gastonacurio), uma das personalidades que mais admiro, pela relevância que conseguiu dar para a gastronomia e cultura peruana nos últimos anos.

Peruano que é peruano gosta de comer bem e compartilhar destes momentos. Seu orgulho em relação às riquezas de seu país é algo para servir de exemplo a muitos de nós.

batataclasse lima

fotos: curso de gastronomia peruana, Lima, 2017

Com todas estas informações e um pouco de curiosidade no paladar, agora só falta vir apreciar um pouco mais , e ao vivo, aqui no Ají com Mel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s